Vila Real: Bispo quer plano pastoral «simples, aberto e flexível»

 A 89ª Assembleia do Conselho de Presbíteros aconteceu online 

Vila Real, 27 jun 2020 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real, D. António Augusto, presidiu à Assembleia do Conselho de Presbíteros, esta quinta-feira, destacou as novas tecnologias colocadas ao serviço da pastoral em tempo de pandemia e deseja um plano pastoral “simples, aberto e flexível”.

D. António Augusto “olhando para o próximo ano pastoral elencou três características essenciais do Plano Pastoral em análise: ser simples, aberto e flexível”, conforme noticia o site diocesano.

O bispo de Vila Real enalteceu “esforço do clero diocesano para animar as comunidades que lhe estão confiadas”, em tempo de pandemia, o uso dos “meios telemáticos para a Pastoral” e o “modo eficaz e responsável” do cumprimento das recomendações da Conferência Episcopal na retoma do culto público em toda a diocese. 

Em relação às novas tecnologias, necessárias e usadas em tempo de pandemia, como forma de proximidade com as populações, o prelado referiu a “necessidade de haver alguma formação para clérigos e agentes da pastoral para melhor uso destas vias digitais na vida pastoral”.

O vigário geral da diocese, padre Manuel Queirós, relativamente ao programa do centenário da diocese e do programa pastoral para o próximo ano, apresentou três objetivos.

“Primeiro, mergulhar nas raízes da Igreja diocesana que, ao celebrar o centenário, nos projetam para o futuro; em segundo, valorizar os meios telemáticos na vida pastoral do presente e do futuro; e terceiro, proporcionar o conhecimento, a divulgação e a implementação da mensagem da Carta encíclica Laudato Si”, pode ler-se.

SN

Share

The post Vila Real: Bispo quer plano pastoral «simples, aberto e flexível» appeared first on Agência ECCLESIA.

Via: Agência ECCLESIA